A diferença entre compensação e dedução na apuração de impostos
Terça-feira - 24/10/2017 - 9:00h

A compensação ocorre quando o sujeito passivo apura um crédito que seja passível de ressarcimento ou restituição, nestes casos os contribuintes poderão fazer a compensação destes valores em débitos próprios, vencidos ou à vencer. Uma informação importante é que a compensação não será possível nos casos em que o crédito seja de terceiros, se refira a título público, seja proveniente de decisão judicial não transitada em julgado, entre diversas outras vedações.
Por sua vez, a dedução de impostos é cedida normalmente como título de um direito de redução de base de imposto ou de parcela de imposto a recolher, com a contrapartida de a empresa investir ou ter investido esses valores em alguma atividade importante para a sua política econômica. Exemplo de dedução: imposto de renda, financiamento de investimento de ativos fixos, recuperação de gastos de investimentos de ativos fixos, depreciação acelerada de ativos fixos, entre outras situações semelhantes.
De modo geral, a diferença entre compensação e dedução, é que a compensação está ligada a ideia de extinção de uma dívida, enquanto a dedução seria a redução de uma dívida.
Você conta com os serviços da Star Cont Contabilidade para fazer toda a parte contábil da sua empresa com segurança e confiabilidade.
Entre em contato conosco pelo site, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones
11 2115.5009 / 11 2717.6805 / 11 99965-2682 (Whatsapp) / Skype: star.cont
Referências: Contabilidade na TV