Para que serve o Imposto de Renda?
Quarta-feira - 02/03/2016 - 9:10h
Atualmente, o imposto mais conhecido é o Imposto de Renda, que nada mais é do que uma porcentagem variável de acordo com a sua renda que deve ser paga ao Governo.
O IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), ou seja dos trabalhadores, profissionais liberais, etc... é baseado em uma tabela de retenção que calcula de acordo com a renda mensal se há ou não retenção de Imposto de Renda. Ao findar do ano, para o trabalhador registrado, a empresa é obrigada a fornecer o Informe de Rendimento, que servirá de base para a confecção de sua Declaração de Imposto de Renda – Ajuste Anual. Neste documento constará seus ganhos anuais e os impostos sobre a renda que foram retidos na fonte.
Todo o dinheiro arrecadado com impostos pela Receita Federal é transferido para o Tesouro Nacional que administra a aplicação do dinheiro. Os repasses são usados na gestão dos serviços públicos, tanto Federais, quantos Estaduais e Municipais. Inicialmente, todo o dinheiro é direcionado ao Governo Federal, que repassa parte da verba aos Estados e Municípios.
O dinheiro, é utilizado para a melhoria da:
- · Saúde;
- · Educação;
- · Segurança Pública;
- · Cultura;
- · Esporte;
- · Lazer;
- · Programas Sociais;
- · Construção de habitações populares;
- · Desenvolvimento das Cidades, Estados e País.
É válido lembrar que os impostos que pagamos também são utilizados para pagar o salário de cargos públicos, tais como:
- · Professores;
- · Servidores;
- · Vereadores;
- · Prefeitos;
- · Deputados, entre outros.
De acordo com o site da Receita Federal, uma parte dos impostos se destina aos programas de geração de emprego e inclusão social.
Você conta com os serviços da Star Cont Contabilidade para fazer o seu Imposto de Renda com segurança e confiabilidade. Entre em contato conosco pelo site, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones 11 2115.5009 / 11 2717.6805 / 11 99965-2682 (Whatsapp)
Referências:
Globo Economia/Negócios
IBPT
Crédito ou débito
Receita Federal